",$n;
 
Home
Sobre o LGE
Projetos
Ferramentas
Time do LGE
Imprensa
Publicações
Links
Como chegar
Contato
Intranet
Webmail
Bioinformática
 





Dados do projeto

 
Título
ESTUDO DA EXPRESSAO GENICA GLOBAL ENVOLVIDA NA PROTECAO CARDIACAINDUZIDA POR PRECONDICIONAMENTO ISQUEMICO E POR COMPOSTOSQUINAZOLINICOS EM CORACAO DE RATO (Rattus norvegicus)
Típo
doutorado
Data de início
01/03/2004
Data de encerramento
01/03/2007
Resumo
As doenças do sistema cardiovascular constituem as principais causas de morbidade e mortalidade nos países ocidentais. Dentre elas, a oclusão coronariana aguda sobressai-se porque progride rapidamente para o infarto do miocárdio, fator que normalmente determina óbito do indivíduo. Assim, a preservação funcional e estrutural do miocárdio isquêmico é um dos principais temas de estudos da cardiologia atual. Neste sentido, estudos recentes em nosso laboratório indicaram que compostos quinazolínicos com propriedades inibidoras de adenosina quinase induzem proteção miocárdica tanto aguda como tardia. Tendo em vista o potencial destes compostos como agentes farmacológicos eficientes em proteger o miocárdio durante a isquemia prolongada, bem como auxiliar no entendimento dos mecanismos e etapas envolvidas na sinalização e efetuação da proteção miocárdica, o presente estudo irá adotar uma abordagem comparativa para investigar as respostas transcricionais intrínsecas à proteção cardíaca induzida por agente não-farmacológico (precondicionamento isquêmico) em comparação à proteção cardíaca induzida por este agente farmacológico através dos microarranjos de DNA, uma técnica já padronizada e utilizada anteriormente pela candidata para estudar os perfis de expressão gênica global na hipertensão cardiovascular.
Agência financiadora
Fapesp
Objetivos
O objetivo do presente estudo é avaliar de forma comparativa o perfil de expressão gênica desencadeado por precondicionamento isquêmico e por compostos quinazolínicos, através de protocolos estabelecidos de isquemia/reperfusão e administração da droga em ratos, respectivamente. Os perfis transcricionais serão avaliados através da técnica de microarranjos de DNA, que permite comparar as duas condições de interesse em um único experimento. Serão analisadas as mensagens transcritas em três períodos distintos, 24, 48 e 72 horas após o estímulo indutor da cardioproteção.
Bolsas
Link
http-www-lge-ibi-unicamp-br-rat
Valor aprovado
Resultados
 
Equipe do LGE