",$n;
 
Home
Sobre o LGE
Projetos
Ferramentas
Time do LGE
Imprensa
Publicações
Links
Como chegar
Contato
Intranet
Webmail
Bioinformática
 





Dados do projeto

 
Título
Desenvolvimento de um sistema de transformação para o fungo Crinipellis perniciosa, agente etiológico da Vassoura-de-bruxa do cacaueiro
Típo
graduacao
Data de início
01/10/2006
Data de encerramento
30/09/2007
Resumo
O fungo basidiomiceto Crinipellis perniciosa é o agente etiológico da doença Vassoura-de-bruxa no cacau (Theobroma cacao). Esta tem ameaçado seriamente a produção de cacau brasileiro, e a sua introdução na década de 90 no sul da Bahia, a maior região produtora de cacau do Brasil, foi responsável por grandes prejuízos sócio-econômicos que perduram até os dias de hoje. Devido ao grande impacto econômico causado e à necessidade de desenvolver estratégias de controle da doença, foi criado o Projeto Genoma da Vassoura-de-bruxa, o qual visa uma melhor compreensão da interação planta-patógeno através do sequenciamento e análise do genoma do fungo C. perniciosa. O projeto encontra-se em fase avançada de anotação e análise dos modelos gênicos; e neste contexto, o estudo funcional de genes envolvidos no processo de patogenicidade e a manipulação genética de C. perniciosa são aspectos estratégicos e essenciais para aumentar o conhecimento biológico sobre a interação patogênica que leva aos sintomas da Vassoura-de-bruxa no cacau. No entanto, uma das maiores limitações para a seqüência de estudos e a caracterização molecular da interação cacau-C. perniciosa é a inexistência de um protocolo estabelecido para a transformação genética do patógeno, a qual é uma ferramenta útil à manipulação e análise genética funcional de genes chave no processo patogênico da Vassoura-de-bruxa. Dentre os principais sistemas que têm sido utilizados na transformação de fungos, podem ser citados como os mais freqüentes a eletroporação, a transformação de hifas mediada por Agrobacterium tumefaciens, a transformação de protoplasto mediada por polietilenoglicol e a biobalística. Baseado na importância estratégica da transformação genética de C. perniciosa, o seguinte projeto tem como objetivo desenvolver e padronizar um sistema de transformação para esse organismo que possa ser utilizado posteriormente para obtenção de linhagens mutantes estáveis durante a mitose e a meiose.
Agência financiadora
Fapesp
Objetivos
O objetivo principal deste trabalho consiste em padronizar um sistema eficiente de transformação para o fungo basidiomiceto Crinipellis perniciosa, o qual possa ser utilizado em experimentos subseqüentes de obtenção de mutantes do fungo para estudos da função gênica. Para isso, visamos otimizar uma metodologia que resulte em altas taxas de transformantes estáveis durante a mitose e meiose, propondo adequar as técnicas de eletroporação e transformação mediada por Agrobacterium tumefaciens.
Bolsas
Link
Valor aprovado
396,00
Resultados
 
Equipe do LGE