Home
Sobre o LGE
Projetos
Ferramentas
Time do LGE
Imprensa
Publicações
Links
Como chegar
Contato
Intranet
Webmail
Bioinformática
 





Projetos em desenvolvimento

     
Projeto Vassoura-de-bruxa

A doença vassoura-de-bruxa (Witches' broom) do cacaueiro (Theobroma cacao) é causada pelo fungo basidiomiceto hemibiotrófico Moniliophthora perniciosa. O projeto é uma iniciativa de diversos laboratórios brasileiros, aplicando métodos multidisciplinares (genômica, biologia molecular, fisiologia, morfologia, etc.) para o estudo do ciclo infectivo de M. perniciosa.
     
Projeto Moniliophthora roreri

O fungo basidiomiceto Moniliophthora roreri é o agente causador da moniliase do cacaueiro (Theobroma cacao), uma doença endêmica devastadora da América do Sul e Central. Esse projeto visa o mapeamento da evolução genômica do fungo M. roreri e uma subsequente análise funcional dele em relação a monialiase, ao genoma do M. perniciosa e ao cacaueiro, integrando informações em um modelo de doenças tropicais.
     
Projeto Genoma de café

O café (Coffea sp.) é uma das mais importantes culturas tropicais do mundo. No Brasil a importãncia econômica do café levou ao lançamento do projeto Genoma Café, visando uma análise completa de ESTs de diferentes espécies, gerando suporte ao mapeamento genéticos e à análise funcional de genes.
     
Projeto Genolyptus

Eucalyptus sp. é o gênero mais distribuído de todas as culturas florestais do mundo, mostrando um grande potencial para a produção de energia sustentável. O projeto Genolyptus é um consórcio de universidades Brasileiras, centros de pesquisa e empresas de celulose interessadas no desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas (análises de ESTs, microarranjos, etc) com uso potencial em programas de melhoramento de Eucalyptus.
     
Projeto camarão

Litopenaeus vannamei é a principal espécie de camarão cultivada, com grande participação na aquicultura brasileira. O projeto camarão visa a obtenção de ESTs através de uma rede de laboratórios brasileiros, iniciativa esta que permitirá o desenvolvimento de marcadores moleculares e a identificação de genes de interesse econômico para a cultura do camarão.
     
Projeto Dekkera bruxellensis

Dekkera bruxelensis é uma levedura que danifica a produção de vinho, inibindo a ação de Saccharomyces cereviseae durante o processo de fermentação em larga escala. Esse fenômeno também ocorre durante a fermentação da cana e resulta na redução global da produção de etanol. O projeto D. bruxelensis tem o objetivo de avaliar o genoma mitocondrial e ESTs dessa levedura.
     
Projeto cacaueiro

O cacau (Theobroma cacao) é uma importante cultura agrícola tropical e subtropical devido a sua participação na indústria de chocolate. Historicamente, o Brasil tem uma posição importante na produção de sementes de cacau. O projeto cacau inclui a análise de ESTs de diferentes tecidos (raiz, frutos, sementes) e a relação dos mesmos com doenças como vassoura-de-bruxa e monialiase.
     
Projeto Reticulócitos

Reticulócitos são células imaturas produzidas na medula óssea posteriormente convertidas a eritrócitos. Para entender a produção dos reticulócitos, sua expresão gênica e sua relação deles com a anemia talassêmica, serão analizados os resultados de SAGE e de bibliotecas subtrativas de cDNA de células de reticulócitos.
     
Projeto cupim

Coptotermes gestroi é uma peste urbana e agrícola que provoca grandes prejuízos econômicos em construções em madeira. O objetivo do projeto é avaliar o perfil transcricional de C. gestroi, através de bibliotecas não-normalizadas de ESTs e bibliotecas subtrativas de cDNA, e assim identificar genes que possam ser úteis para o controle da peste ou de interesse biotecnológico.
     
Projeto levedura

Saccharomyces cerevisiae é a levedura de fermentação mais conhecida. Muito do que se conhece sobre a genética e a fisiologia desse microrganismo foi feito apenas com linhagens de laboratório. No entanto, as linhagens selvagens são pouco conhecidas. Assim, o objetivo deste projeto é entender as características das linhagens selvagens possibilitando a domesticação e a produção de uma nova linhagem para o processo industrial, preservando a sua robustez e eficiência
     
Projeto Genosoja

A soja foi recomendada como planta modelo para estudos genéticos do grupo Phaseoloids, que contém outras leguminosas economicamente importantes como o feijão. O objetivo desse projeto é integrar informações relativas ao genoma da soja com informações da expressão de genes e as proteínas codificadas por eles, gerando dados para controle de estresses que comprometem a cultura da planta, como secas, doenças e pragas.
     
Projeto rotas verdes

     

Projetos finalizados

     
Expressão gênica em abelha

Melipona quadrifasciata é um modelo para estudos comparativos no desenvolvimento de castas, especialmente na transição do modelo nutricional para o suposto mecanismo genético de determinação de casta. Através de métodos de comparação genômica entre bibliotecas subtrativas de cDNA, foi possível gerar uma primeira visão geral do transcpitoma de diferentes castas.